História

História

desde 1921

A Valadares conta com mais de 90 anos de história de qualidade na produção de cerâmica sanitária.
Uma marca com tantos anos, tem obrigatoriamente de ter, uma “Alma” construída pela experiência e saber da cerâmica, que toma “Corpo” na dedicação e competência dos seus Colaboradores e Parceiros.
Através dos tempos, a marca foi reunindo anos de conhecimento e experiência, inovando através da contínua otimização e concepção de novas peças.

Valadares – Original Bathrooms.

Cronograma

1921

No dia 25 de Abril é fundada a sociedade “Fábrica Cerâmica de Valadares, Lda” por seis homens do norte de Portugal, com o capital social de 140.000 escudos

Década de 20

Na década de 20 dedica-se à produção de artigos de barro vermelho (tijolos e telhas, fornos de cozer pão, garfos, sifões, azulejos variados e loiça sanitária.

Anos 30

Inicia a produção de loiça de faiança, a que se iria dedicar por mais de 20 anos, tornando-se famosa pelo requinte da variedade de peças e desenho na área da loiça decorativa portuguesa.

1949

Progresso industrial e expansão das suas instalações fabris.

1979

A Valadares afirma-se, a nível nacional e internacional, como um paradigma na qualidade e capacidade técnica, sempre na vanguarda relativamente ao prestígio dos seus produtos.

Década de 80

A partir da década de 80: Seguindo as tendências mundiais e preocupação sectorial com a especialização dos produtores, a Valadares passa a dedicar-se exclusivamente à produção de loiça sanitária e acessórios cerâmicos para quartos de banho.

Anos 90

A sua capacidade exportadora atinge níveis notáveis, estando presente em mais de 70 países.

2005

Apresentação e comercialização de peças sanitárias feitas em Gresanit®.

2008

A Valadares ganhou uma Menção do Júri em Tektónica08, uma feira dedicada à inovação em materiais de construção.

2015

A ARCH (Advanced Research Ceramic Heritage) SA foi criada para concretização de uma nova realidade empresarial, cujo principal objectivo é a recuperação da actividade industrial e comercial da marca Valadares.

Desenvolvimento HighCer

Desenvolvimento e lançamento no mercado de um novo material cerâmico designado por HighCer.

Este material foi desenvolvido pelo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento da ARCH e tem uma resistência consideravelmente superior a qualquer outro material cerâmico atualmente no mercado - Impermeável – ultra-resistente – ultrafino – hidrófugo - antiderrapante.