Gresanit®

GRESANIT® – PRODUTO DE Inovação

Nascido em 2004, o Gresanit® teve uma gestação de cerca de 2 anos. Neste período, a concepção de um produto cerâmico que fizesse a ponte entre o vitreous china e o grés, foi a principal preocupação do grupo de ID & T da empresa.

O produto obtido acabou por se tornar um ex-libris se tivermos em conta que a empresa, que até aí importava artigos cerâmicos no vulgar grés para comercializar em Portugal, passou a exportar os mesmos artigos cerâmicos em Gresanit® para os mesmos países de onde antes fazia a dita importação. Por si só, este facto atesta o valor comercial do Gresanit® e a sua imposição perante o vulgar grés.

Mas o Gresanit® não se reduz a um mero produto para fabricar artigos cerâmicos, em alternativa ao grés comum. Ele vai muito mais além nas suas múltiplas aplicações, desde as bases de chuveiro ultrafinas até peças técnicas e catalisadores, passando pelo revestimento de hottes de laboratórios de biologia.

No desenvolvimento deste material, foram tidos em conta vários aspectos que serviram de base à concretização do projecto, todos eles com o objectivo de conseguir algo que além de satisfazer o público-alvo na realização dos seus anseios de qualidade e fiabilidade, tivesse também uma vertente amiga do ambiente.

Assim, logo de início, foi condição que o produto a desenvolver não produzisse desperdício que teria de ser, obviamente, alienado das instalações. Nesse contexto foi ainda posta a hipótese de ser utilizado na sua concepção, o desperdício obtido, inevitavelmente, no fabrico dos sanitários.

Estas premissas fizerem sempre parte da equação enquanto o desenvolvimento do produto teve lugar.

O resultado final que conhecemos e está patente no produto já distribuído largamente por todo o mundo com quem a empresa tem relações comerciais atesta, além dos conceitos que lhe estão subjacentes e que foram já abordados, uma realidade inquestionável:

O Gresanit® é, de facto, um produto revolucionário que preenche com sucesso a imensa lacuna existente até hoje, entre o vitreous-china e o vulgar grés.

Além das características intrínsecas que o tornam único:

• Metade do peso em peças idênticas do vulgar grés
• Mais do dobro da resistência mecânica do vulgar grés
• Resistente à fendilhagem para toda a vida contrariamente ao vulgar grés
• Obtenção de peças com espessuras da ordem dos 6 mm
o Gresanit® foi formulado para reintegrar todo o desperdício resultante do seu próprio processamento bem como parte do desperdício do processamento do vitreous-china, tornando-o amigo do ambiente, não só pela reintegração, através da reciclagem, mas também pela diminuição da extração de matérias primas para o seu fabrico. Além disto, o Gresanit® não necessita de nenhum tratamento prévio para ser integrado no circuito do processo de fabrico de louça sanitária, pelo que utiliza os mesmos meios desde a preparação de matérias-primas até à cozedura final acompanhando a par e passo as demais peças de vitreous-china em circuito de produção.
Foi, é e continuará a ser um desafio no qual todos estamos empenhados, uma vez que muito há ainda para caminhar e o desenvolvimento deste produto, promissor na sua essência, ainda não terminou pelo que esperamos apresentar novidades no decorrer do ano de 2016.