Consulte aqui as recomendações para garantir a durabilidade, brilho e higiene dos produtos sanitários Valadares.

Produtos cerâmicos

A cerâmica é um dos materiais mais antigos e nobres da história da humanidade. Derivado do termo grego “Kéramos” (“argila queimada”), a cerâmica refere-se à arte de produzir objetos artísticos, utilitários ou decorativos, a partir da argila como matéria-prima principal.

O processo envolve a conformação da pasta cerâmica, seguida da aplicação de um vidrado cerâmico (branco ou colorido) e posterior cozedura a altas temperaturas. Esta etapa térmica confere ao material elevada resistência, durabilidade e estabilidade. Como resultado, os produtos obtidos apresentam excelente impermeabilidade, elevada dureza e notáveis propriedades mecânicas.

Além disso, o tipo de superfície cerâmica facilita a limpeza e a manutenção, enquanto contribui para a redução da proliferação de fungos e bactérias, tornando-a ideal para aplicações em ambientes que exigem altos padrões de higiene.

De modo a preservar o brilho original das superfícies dos vidrados, sejam brancas ou coloridas, ao longo da vida útil do produto, recomendamos o seu manuseamento cuidadoso e a limpeza adequada, conforme as orientações abaixo.

Cuidados e Manutenção de Produtos Cerâmicos

Na Valadares by ARCH, a excelência dos nossos produtos começa na escolha dos materiais e estende-se à sua durabilidade e facilidade de manutenção. As superfícies cerâmicas vidradas que produzimos são reconhecidas pela sua resistência, impermeabilidade, durabilidade e propriedades antibacterianas, ideais para ambientes que exigem elevados padrões de higiene.

Limpeza regular

Para preservar o brilho e a integridade dos vidrados, recomendamos:

  • Utilizar detergente neutro não abrasivo com pano ou esponja macia.
  • Enxaguar com água limpa e secar com pano suave.
  • Evitar produtos com pH superior a 10 e materiais abrasivos.

Ocorre a formação de manchas de sujidade ou depósitos de calcário, quando a limpeza é pouco frequente, ou quando a qualidade de água é inadequada. Nestas situações, a utilização de detergente neutro pode revelar-se insuficiente, sendo recomendada a adoção das seguintes soluções de remoção:

Remoção de Sujidade Persistente
Em casos de manchas difíceis:

1. Prepara uma solução de 2 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água oxigenada (Volume 10 ou 20);
2. Aplicar a solução diretamente nas áreas afetadas;
3. Deixar atuar por 1 hora, enxaguar e secar com pano limpo.

⚠️ Evitar contacto com superfícies metálicas e usar luvas de proteção. Nunca misturar diferentes produtos.
Remoção de Calcário
Depósitos de calcário são comumente observados em sifões de urinóis e sanitas, podendo alterar a coloração da superfície:

Prevenção: Utilizar uma escova sanitária regularmente para evitar a formação dos resíduos minerais;

Em casos mais persistentes:
1. Remover toda a água existente na área afetada;
2. Aplicar uma das seguintes soluções:
  • Ácido clorídrico diluído a 50% (uso doméstico):
    🕘 Deixar atuar até 10 minutos.
  • Vinagre branco (ácido acético ~5%):
    🕘 Deixar atuar durante por 1 hora.

⚠️Evitar contacto com superfícies metálicas e usar luvas de proteção. Nunca misturar diferentes produtos.
Alternativas Ecológicas

Na ARCH S.A promovemos práticas sustentáveis, incentivando o uso de soluções de limpeza eficazes, e amigas do ambiente:

  • Vinagre branco + água (1:1)
  • Mistura de bicarbonato de sódio + detergente neutro
  • Produtos biodegradáveis certificados

Com cuidados simples e regulares, os nossos produtos mantêm-se como novos por muitos anos.

Os tampos ARCH S.A concebidos em Termodur – tanto em branco, como coloridos, destacam-se pelas suas excelentes propriedades mecânicas, resistência ao desgaste e comportamento antibacteriano elevado.

Este material obtido por Termocompressão combina durabilidade, estabilidade dimensional, resistência à humidade, ao desgaste, e facilidade de manutenção.

Embora o termodur ofereça boa resistente térmica, não deve ser exposto a contacto direto com objetos quentes, uma vez que pode comprometer a integridade da superfície do tampo. Apesar da sua robustez, o material pode lascar ou fraturar aquando sujeito a impactos fortes ou quedas de objetos pesados.

Cuidados e Manutenção dos Tampos em Termodur

Na Valadares by ARCH, a excelência dos nossos tampos começa na seleção rigorosa dos materiais. Para garantir a sua durabilidade e bom desempenho, recomendamos as seguintes práticas:

Limpeza regular

Recomenda-se a realização de limpeza regular dos tampos em Termodur, de forma a evitar a acumulação de sujidade e o aparecimento de manchas, nomeadamente manchas amareladas, frequentemente resultantes da ausência de manutenção adequada.

  • Utilizar detergente neutro diluído com água morna, aplicado com pano ou esponja macia;
  • Enxaguar com água limpa, removendo qualquer resíduo de detergente;
  • Secar cuidadosamente com um pano seco e suave, evitando marcas de água e preservando o brilho da superfície;
  • No final, as dobradiças devem ser secas com o auxílio de um pano seco.

Ocorre a formação de manchas de sujidade ou depósitos de calcário, quando a limpeza é pouco frequente, quando a qualidade de água é inadequada ou ainda quando são utilizados produtos não recomendados. Nestas situações, a utilização de detergente neutro pode revelar-se insuficiente, sendo recomendada a adoção das seguintes soluções de remoção:

Remoção de Manchas Persistente

Em casos de manchas difíceis:

1. Prepara uma pasta de 2 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água oxigenada (Volume 10 ou 20);

2. Aplicar a solução diretamente nas áreas afetadas;

3. Esfregar com movimentos circulares suaves;

4. Deixar atuar por 5 minutos, enxaguar e secar com pano limpo.

⚠️ Evitar contacto com superfícies metálicas e usar luvas de proteção

Limpeza com Clip-Off

As fixações clip-off facilitam as operações de remoção do tampo de sanita, sendo o ideal para uma limpeza mais completa e manutenção simplificada.

A sua remoção não carece do uso de ferramentas, apenas necessita que se pressione ou se desencaixe o mecanismo de fixação.

Cuidados Simples para Conservar e Prolongar a Vida dos Tampos

Para garantir o bom funcionamento e aumentar a durabilidade do tampo, devem ser seguidas as orientações abaixo indicadas:

Verifique regularmente as dobradiças:

  • Confirmar se as dobradiças estão bem fixas e sem folgas entre o tampo e a louça.
  • Dobradiças soltas comprometem a estabilidade do tampo e o funcionamento de queda amortecida (softclose).

 

Como testar:

Com o tampo (tampa e aro) na posição aberta, mova suavemente para os lados. Se o tampo estiver corretamente instalado, ele deve permanecer firme, sem apresentar qualquer folga ou movimento durante esse teste.

Se existirem folgas, devem ser reajustadas as dobradiças conforme indicado pelo fabricante. Ignorar esse problema pode causar danos irreversíveis ao soft-close.

Causas para que o tampo tenha deixado de fazer soft-close

1- Uso Incorreto

O mau uso é a principal causa de falhas no soft-close.

Se o tampo funcionava bem no início, mas parou de funcionar corretamente após algumas semanas ou meses, a causa da avaria mais provável, está relacionado com o uso incorreto do tampo.

O forçar o fecho da tampa, o bater, ou deixá-la cair bruscamente são algumas das ações que podem danificar os componentes internos do sistema.

Evite:
  • Deixar a tampa cair bruscamente;
  • Forçar o fecho manual;
  • Bater com o tampo contra a sanita.

⚠️ Quando isto acontece, a única solução, é substituir os cartuchos internos. Para isso, consulte o seu distribuidor para identificar a referência correta e adquirir a peça nova.

2- Instalação inadequada

Pequenas folgas nos apertos podem não ser detetadas logo após a instalação, mas tendem a surgir com o uso diário e os movimentos repetidos. Essas folgas comprometem a estabilidade do tampo e afetam negativamente o funcionamento do sistema de queda amortecida (soft-close).

É fundamental corrigi-las assim que forem identificadas. Se forem ignoradas, podem causar danos irreversíveis aos cartuchos internos do mecanismo.

⚠️ Um tampo bem instalado deve permanecer estável, sem apresentar folgas ou movimentos laterais anormais.

Limpeza Regular:

Manter o tampo e o sistema de soft-close sempre limpos e livres de resíduos, seguindo as recomendações do fabricante. Isso ajuda a evitar a acumulação de calcário ou humidade, que podem comprometer o funcionamento do mecanismo amortecido.

Cuidados Especiais com Tampos de Cor

Os tampos de sanita com acabamento colorido, exigem atenção redobrada para preservar a sua aparência e durabilidade.

Deste modo, durante a instalação, é essencial garantir um manuseamento cuidadoso, de forma a evitar riscos ou danos no acabamento, especialmente em zonas visíveis ou sujeitas a contacto direto.

Recomenda-se a utilização de proteção adequada, durante o transporte e montagem, por forma a evitar o aparecimento de arranhões.

Limpeza Regular:
  • Utilizar detergente neutro não abrasivo com pano ou esponja macia.
  • Nunca utilizar produtos agressivos ou utensílios abrasivos.
  • Limpar regularmente para evitar o acúmulo de resíduos e preservar o acabamento.
Uso Não Recomendável

Tendo em conta as exigências especificas destes materiais, e exceto nos casos em que exista garantia expressa, não recomendamos a sua aplicação em espaços públicos ou áreas de utilização intensiva, onde há maior risco de impacto, desgaste acelerado ou manutenção inadequada. Nessas condições a ARCH S.A não se responsabiliza por eventuais danos ou alterações no aspeto do produto.

Para esta tipologia de utilização, a ARCH S.A dispõe de uma gama de tampos de madeira. Para isso, consulte o seu distribuidor.

Aqui encontrará vídeos de instalação e manutenção dos nossos produtos.
Subscreva o nosso canal Youtube.

Como instalar Sanita Two rimless

Sistema Rimless

Como instalar Sanita Egg

Como desmontar tanque Nautilus sem retirar sanita

Como instalar Sanita

Como instalar Sanita One Compacta

Como resolver o problema de uma torneira temporizada que não para de deitar água

Como instalar Sanita Opus

Como desinstalar Sanita Tagus