One Compacta

Casas de banho partilhadas: design inteligente para famílias ou co-living

Uma nova abordagem às necessidades do quotidiano

O crescimento de modelos habitacionais colaborativos, como o co-living, as residências estudantis ou os alojamentos intergeracionais, está a transformar a forma como os profissionais projetam os espaços domésticos. Também no seio de famílias numerosas, a partilha de casas de banho levanta desafios que exigem soluções técnicas e criativas.

Nestes contextos, uma casa de banho deixa de ser apenas um espaço íntimo e assume-se como uma divisão funcional e de uso frequente por diferentes pessoas. Por essa razão, o seu design deve ser adaptado para promover organização, higiene e conforto.

 

Organização e privacidade: elementos indispensáveis

Quando uma casa de banho é partilhada, a organização torna-se prioridade. O uso de lavatórios duplos, como é o exemplo do Lavatório Rafael, permite a sua utilização em simultâneo.

Além disso, a instalação de divisórias entre as zonas de sanita, lavatório e duche garante a privacidade, promovendo uma experiência mais confortável e fluida. Os clientes frequentemente escolhem as sanitas suspensas, como as da coleção Two, devido à facilidade de limpeza e à sensação de leveza visual que proporcionam. Estes elementos não só otimizam o uso, como também contribuem para uma sensação de individualidade dentro de um espaço comum.

Nautilus Compacta Sanita suspensa Two

 

Materiais de alta durabilidade e de fácil manutenção

Em ambientes partilhados, o desgaste natural dos materiais é significativamente maior. Por esse motivo, a escolha dos acabamentos deve recair em soluções duráveis, de fácil manutenção e resistentes à humidade, ao uso frequente e a produtos de limpeza.

A cerâmica sanitária de alta qualidade apresenta-se, assim, como a opção mais eficaz, combinando durabilidade com acabamentos mate e brilho, os quais têm sido cada vez mais valorizados. Oferecemos várias opções de acabamentos, adaptando-se às necessidades e preferências dos nossos clientes.

🔗 Lavatórios em acabamento mate e brilho

 

Eficiência e sustentabilidade como prioridades

Incorporar a sustentabilidade desde a conceção, é essencial na criação de espaços partilhados. Nesse sentido, recomenda-se a instalação de autoclismos de dupla descarga, torneiras com sensores e fluxos controlados, bem como chuveiros de baixo consumo, de forma a reduzir o impacto ambiental.

Com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, práticas mais conscientes têm vindo a ser promovidas no setor da construção. E, felizmente, o design não precisa de ser sacrificado. A Valadares desenvolve produtos que incorporam tecnologias de poupança de água, mantendo tanto o conforto de utilização como o estilo visual. A longo prazo, os utilizadores beneficiam de poupanças significativas, tanto em consumo como em manutenção.

 

Design inclusivo: acessibilidade para todos

Num espaço partilhado, especialmente em contextos intergeracionais ou residências coletivas, a acessibilidade universal deve ser assegurada. Equipamentos que respeitam as normas PMR (Pessoas com Mobilidade Reduzida) garantem não só segurança, como conforto para todos os utilizadores.

A coleção PMR da Valadares apresenta soluções discretas e funcionais, como apoios articulados, lavatórios suspensos e sanitas a alturas ajustadas. Assim, a estética é mantida, permitindo que o espaço continue a refletir um design atual e acolhedor.

PMR Sanita PMR Suspensa Branca

 

Estética funcional: uma casa de banho com identidade

Ao projetar casas de banho partilhadas, os profissionais aplicam soluções que asseguram linhas minimalistas, tonalidades suaves e texturas naturais, criando assim ambientes serenos. A integração de elementos como espelhos com iluminação LED, mobiliário de arrumação compacto e acessórios de parede contribui para uma experiência mais prática, ao mesmo tempo que reforça o valor visual do espaço.

A Residência de Estudantes em Lisboa, exemplifica uma aplicação bem-sucedida, ao integrar soluções da Valadares para assegurar funcionalidade e conforto num contexto de uso intensivo.

Residência de Estudantes em Lisboa

 

Conclusão

Ao desenhar casas de banho partilhadas, procura-se, portanto, uma síntese entre a necessidade de eficiência e a vontade de criar espaços acolhedores. Além disso, produtos com design inteligente, materiais duráveis e tecnologias sustentáveis transformam estes espaços em zonas de bem-estar, mesmo quando várias pessoas os utilizam.

As nossas soluções, por sua vez, permitem adaptar cada projeto a diferentes realidades, desde famílias até comunidades urbanas colaborativas.