A Casa Brandão é um projeto de reabilitação de uma moradia burguesa, datada de 1904, localizada na zona de Burgães, em Vale de Cambra, desenvolvido pelo atelier EVA | evolutionary architecture.
A intervenção focou-se essencialmente na recuperação da moradia principal, na conversão de um anexo exterior em área técnica e na redefinição e organização dos espaços exteriores. O projeto teve como conceito orientador a preservação da elegância classicista dos espaços interiores, refletida na aplicação de papéis de parede padronizados, cortinas e elementos elétricos semelhantes aos originais, combinados com a frescura e simplicidade dos elementos contemporâneos.
A moradia destaca-se ainda pelos seus raros elementos decorativos, como os rodapés, lambris e portadas pintados para imitar mármore e madeiras exóticas, testemunhos do estilo burguês que se quis manter intacto. A utilização dos produtos Valadares foi essencial para reforçar esta identidade clássica, garantindo a autenticidade e o requinte dos acabamentos.
Dois aspetos foram cruciais na reabilitação: a instalação de casas de banho em “ilha”, preservando os elementos decorativos originais, e a harmonização entre detalhes contemporâneos com a reutilização prioritária do mobiliário e luminárias existentes.
Com uma localização privilegiada, próxima de uma encantadora praia fluvial, a moradia proporciona uma experiência única, sendo atualmente utilizada como Alojamento Local. É possível viver a atmosfera deste espaço através de plataformas como Booking.com e Airbnb, onde o charme clássico e o conforto moderno se encontram em perfeita harmonia.
Produtos utilizados: Coleção Light, Coleção Neoclássica e Coleção Luna
Projeto por: EVA | evolutionary architecture